A mostrar um total de 28 obra(s)
Descrição:
Edição do Cine-Clube do Porto, 1963. In-8.º de 133-(5) págs. Brochado e profusamente ilustrado com pormenores de planos do filme.
BELÍSSIMO EXEMPLAR, muito bem conservado apesar de vestígios de carimbo a óleo no ante-rosto. Capa ligeirmanete empoeirada.
Anexa-se impressão da Cinemateca Portuguesa a stencil, com texto impresso pela frente e verso, da autoria de M. S. Fonseca, e datado de 16.XI.1988.
PRIMEIRA EDIÇÃO (existe uma reedição de 1992) da primeira longa-metragem e considerado o primeiro filme icónico (apresenatdo em 1942) de Manuel de Oliveira.
Descrição:
"Olisipo" Apartado 145, Lisboa, 1921. In-4º de dois opúsculos respectivamente com 20 e 16 págs. Encadernado, preserva todas as quatro capas de brochura.
Encadernação inteira de chagrin côr tabaco com elaborado e estilizado ferro floral gravado a negro na pasta anterior, emoldurada por uma roda art-déco dourada em amnas as pastas. Lombada a 5 nervos, gravada a ouro e pigmento negro, em casas abertas.
PRIMEIRA EDIÇÃO publicada ainda em vida do autor, na sua própria editora.
PEÇA DE COLECÇÃO.
Descrição:
Portugália Editora. Lisboa. 1949. In 8° de 194-(1) págs. Brochado com desenho na capa por Lima de Freitas. Capa anterior com ligeira mancha provocada pela acção química da acidez. Miolo impecável, muito limpo.
Exemplar com rúbrica autógrafa de Vergílio Ferreira (ver foto).
PRIMEIRA EDIÇÃO, dos primeiros livros do autor ( a quarta obra) assim como dos mais raros.
Descrição:
Sociedade de Expansão Cultural, Lisboa, 1954. In-8º de 234-(1) págs. Brochado. Exemplar sem a tão caraterística acidez que lhe assiste habitualmente dada qualidade do papel. Conserva a sua estrutura rígida das folhas, tão característica desta edição. Miolo impecável, muito limpo.
MUITO BELO EXEMPLAR DESTA PRIMEIRA EDIÇÃO com quatro ilustrações em linóleo de António Charrua, da obra em que o autor abandona a fase neo-realista que lhe era tão marcada a produção das anteriores obras (6 títulos). Considerado como uma das melhores de toda a sua obra literária.
Descrição:
Livraria Clássica Editora, Lisboa, s/d (1951). In-8º de 366-(2) págs. Enc. conserva capas de brochura. Ilustrado em extra-texto com fotografias do autor. Tradução de José da Natividade Gaspar.
Encadernação meia francesa em pele verde, lombada de 4 nervos com decoração e dizeres dourados dispostos em casas abertas. Ligeiro aparo marginal. Corte superior das folhas carminado. Pele na lombada e charneira ligeiramente ressequida. Rúbrica de posse no ante-rosto.
EDIÇÃO ORIGINAL portuguesa deste clássico da literatura marítima mundial, narrando uma epopeia dos pescadores portugueses dos bancos da Terra Nova e Groenelandia.
Descrição:
Agência Geral das Colónias, Lisboa, 1941. In-8º de 103-(3) págs. Brochado preservado dentro de uma caixa-estojo de execução artística, inteira de pele cor-de-mel, gravada a pigmento negro na pasta anterior, representando um pentagrama estilizado em movimento circular centrípeto. EXEMPLAR COM MIOLO IMACULADO e absolutamente em MINT CONDITION.
Segunda edição de muito cuidada apresentação gráfica, em que foram corrigidos e datados alguns poemas.
Na opinião de bibliófilos (há um registo efectuado por Laureano Barros considerando ser a tiragem de 500 exemplares) e livreiros, unaninamente, é considerada MUITO MAIS RARA QUE A PRIMEIRA EDIÇÃO publicada em 1934 - PEÇA DE COLECÇÃO
Descrição:
Na Officina da Academia Real das Sciencias, Lisboa, 1790. In-8º de VIII-119 págs. Encadernado.
Encadernação coeva, meia inglesa em pele, pastas decoradas com papel estampado de época. Leves manchas de humidade no pé do livro, ao longo das primeiras 8 folhas, e na charneira, sem comprometer a estrutura sólida do papel. Rubrica de posse coeva no frontispício. Apesar de alguns defeitos, muito bom exemplar.
PRIMEIRO TÍTULO DA PEDIATRIA EM LÍNGUA PORTUGUESA em PRIMEIRA EDIÇÃO.
OBRA MUITO RARA e de referência sendo considerado também como o primeiro livro dedicado exclusivamente à puericultura, contendo noções úteis aos profissionais e aos leigos. Segundo Almeida Garrett, na sua obra, publicada em 1829, "Da Educação" refere ser um dos “dois breves, simples e excelentes tratados dos D.D. Mello-Franco e F.J. d’Almeida devem andar nas mãos de todos os pais e educadores”.
Borba de Moraes (Bibliografia Brasileira do Período Colonial) 140
Borba de Moraes (Bibliografia Brasiliense vol 1) 320
Inocênco, III-10.
Monteverde, 3461 (refere um segundo volume, mas corresponde ao mesmo título publicado por Franciusco José de Almeida em 1791).
Em bibliotecas públicas, apenas se conhecem os exemplares da Biblioteca Nacional.
Descrição:
Edições Ática, Lisboa, (1964). In-8º de 103-(1) págs. Brochado. Exemplar em mint condition.
Ilustrado com desenhos, a negro e branco, em folhas intercaladas no texto, por BiÓ.
CONSERVA A RARA CINTA EDITORIAL desta edição de invulgar aparecimento no mercado.
Descrição:
Publicações Europa-América, Lisboa, 1960. In-8.º de 183-(2) págs. Brochado. Capa com arranjo gráfico de Sebastião Rodrigues sobre um quadro de Júlio Pomar. Inserido na colecção "Os livros das três abelhas".
Exemplar com insignificantes defeitos de manuseamento e pequena rúbrica de posse no ante-rosto. Apesar dos defeitos apontados, exemplar em muito bom estado de conservação.
Primeira edição.
Descrição:
Olisipo - Sociedade Editora, Lisboa. 1922. In-8º de 72 págs. Enc. com retrato.
Encadernação moderna meia francesa em pele castanha, lombada com quatro nervos, decoração a ouro em casas fechadas. Conserva capas de brochura e o retrato original do autor realizado pela Casa Bobone.
Trata-se da segunda edição, de cuidado apuro gráfico, impressa em papel de linho de grande qualidade. Vem adornado com um retrato original do poeta impresso em papel de prata, e colado à parte e que foi motivo pela sua apreensão efectuada pela censura política e consequentemente retirado do comércio.
Obra icónica da literatura portuguesa do séc. XX.
Descrição:
Na officina de Miguel Manescal, Lisboa, 1699. In-8º de 251-(10) págs. (A-Aiiij, R). Enc.
Encadernação do séc. XVIII, inteira de carneira, lombada lisa sub-dividida em 6 casas abertas com decoração dourada e rótulo de pele vermelha, também com dizeres dourados. Corte generalizado e carminado de margens curtas, muitas vezes rente à mancha tipográfica. O papel de qualidade inferior, suportando ação do tempo sob efeito de elevado manuseamento, encontra-se muito bem conservado, mantem a estrutura de base e suporte da obra. Alguns defeitos menores . MUITO BOM EXEMPLAR.
Desta PRIMEIRA EDIÇÃO, em todas as bibliotecas públicas do território português, apenas se conhece o exemplar da Biblioteca Nacional.
É um livrinho DE ELEVADA RARIDADE não obstante a grande grande popularidade que conheceu, avaliando a herança das inúmeras edições ao longo de quatro séculos, dentro do género da medicina popular e das superstições.
Barbosa Machado I, 389
Conde de Arouca, 657
Inocêncio I, 269.
Descrição:
Na Officina Komarekiana, Roma, 1728. In-fólio de (12)+ 444 págs. (a1 - z1; Aa-Zz; Aaa-Iii3). Encadernação coeva em carneira mosqueada, corte das folhas carminado.Mantem a sonoridade original do papel, exemplar muito limpo, sem defeitos maiores apontar.
Obra clássica em PRIMEIRA EDIÇÃO, já de RARO aparecimento no mercado.
Ávila Perez, 2935; Conde d'Ameal, 954; Inocêncio. II-377 & IX-291; Monteverde, 2435; Samodães, 1267.
Descrição:
Casa Portuguesa, Lisboa, 1929. In-8º de 400 págs. Brochado. Acidez generalizada.
Ostenta uma dedicatória autografada.
Descrição:
Edições Gama. Lisboa. MCMXLV-MCMXLVI. 1945-1946. In-4º de 3 volumes com 603, 413 e 479 págs. respectivamente. Encadernação coeva meia francesa com elaborados ferros heráldicos na lombada. Exemplares impecáveis e conjunto muito atractivo. Capas de brochura preservadas com ocasional foxing. Ligeiro aparo marginal.
PRIMEIRA EDIÇÃO desta obra de referência na temática da genealogia. Ilustrado com várias estampas em separado, entre elas um retrato de D. João II, além de numerosas árvores genealógicas em folhas desdobráveis.
Descrição:
Pontevedra, 1916. In-8º de XXXIV-(1)-49-(1) págs. Brochado com lombada fragilizada. Mancha de humidade marginal na capa de brochura anterior. Ocasionais manchinhas de foxing ao longo do texto.
Tiragem limitada a 350 exemplares.
O estudo preliminar ocupa as primeiras 34 páginas. Ostenta uma dedicatória autógrafa do organizador e responsável pela publicação a Srª Dª Urbana Soares de Albergaria.
Relação da vida de D. Mariana Bernarda de Távora, última condessa de Atouguia, filha mais velha dos marqueses de Távora, de setembro a janeiro de 1759 - do atentado ao rei D. José até à sua entrada no Convento do Grilo, onde ficarºa até 1777. De maior interesse pela descrição da vida social da alta nobreza, a relação do padre jesuíta Malagrida com os Távoras. Constitui uma das obras que vem pôr em causa o que a historiografia portuguesa, baseada em relatos de viajantes estrangeiros, tem escrito sobre a mulher aristocrata do século XVIII.
Descrição:
Imprensa Portuguesa. Porto, 1923. In-4.º de 190-(4) págs. Encadewrndo em pele verde. Nítida impressão de esmerada apuro gráfico, com frontspício impresso a duas cores sobre papel de linho.
Estimado e invulgar estudo histórico-genealógico, ilustrado com um brasão dos Pessanhas impresso a vermelho e prata. Em folhas desdobráveis possui um Esquema do Almirantado dos Pessanhas e V Tábuas genealógicas.
Descrição:
Edição da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa, 1991. In-4º de 205-(2) págs. Brochado.
Tiragem de 1500 exemplares com texto em português e 1500 exemplares com texto em inglês.
Apreciado e valioso catálogo sobre a Arte do Marfim, logo esgotado assim que publicado. Edição profusamente ilustrada a cores, com cerca de 600 peças em marfim dos séculos XVI, XVII e XVIII, provenientes em grande parte de colecções particulares.
Importante e impriscindível catálgo para qualquer estudioso das artes decorativas do marfim provenientes das regiões afro e indo-portuguesas, mogol e cingalo-portugueses, sino e nipo-portugueses.
Descrição:
Livraria Aillaud e Bertrand, Paris, Lisboa. In-8º de XVI-332 págs. Bonita capa de brochura ilustrada por Abel Manta (não assinada).
Encadernação coeva inteira de skivertex azul, ligeiramente fendida na charneira anterior. Exemplar conservando as capas de brochura e inteirmente por aparar.
Ostenta uma divertida (subversiva?) dedicatória autógrafa ao escritor e bibliotecário Gualdino Gomes (1857-1948) datada de dezembro 1926.
Apresenta um ex-libris do conhecidíssimo bibliófilo vianense falecido, Dr. Aucindío Rodrigues.
PRIMEIRA EDIÇÃO (5º milheiro).
Descrição:
Na officina de Antonio Gomes, Lisboa, 1788. In-8º de IV-202 págs. Encadernação coeva inteira de carneira mosqueada com dizeres dourados na lombada. Conserva a sonoridade original do papel. Apresenta ex-libris no verso da pasta anterior. Ligeira mancha esvanecida no canto superior direito. Ligeiros e insignificantes defeitos de manuseamento.
Considerada a primeira obra a revelar preocupações didácticas no campo da ortografia, também relativamente às classes sociais menos favorecidas e menos instruidas. Trata-se da 6ª edição, acrescentada.
Inocêncio IV, 21 e X, 332.
Exclusiva da BNP apresenta 3 exemplares desta edição, sendo ausentes de outras bibliotecas públicas.
Exemplar igual ao da Biblioteca de Leite Vasconcelos, nº 9, p. 64
Descrição:
Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Lisboa, 1984. In-8º de 306-(1) págs. Brochado. Capas empoeiradas, miolo em muito bom estado de conservação. Capa de brochura ilustrada com uma estátua Lébu-Hmôru (divindade da fertilidade).
Estudo ilustrado a negro e a cores com fotogravuras impressas em folhas à parte sobre papel couché; com transcrição e estudo das canções dos Ataúros.
Obra imprescindível para o conhecimento de um dos aspectos do complexo conjunto de etnias, culturas e línguas existentes em Timor.
Descrição:
Editorial Domingos Barreira, Porto, s.d. (1945?). In-8º de 452+errata págs. Brochado. Capas de brochura com pequenos e insignificantes sinais de manuseamento (vincos, pequenos cortes, etc ...).
2ª edição, a mais apreciada pelas 3000 novas entradas em relação à primeira edição.
Descrição:
Typographia Commercial Portuense, Porto, 1843. In-8º de (5)-226 págs. Encadernação moderna cartonada com papel marmoreado. Papel ligeiramente oxidado, resultante da sua própria qualidade sob acção do tempo.
Bonita edição de esmerado apuro gráfico, bem ao gosto romântico pleno de vinhetas de remate e cabeçoes de enfeite, com letras capitulares trabalhadas, todas distintas de Canto para Canto que constitui o poema.
Ostenta uma dedicatória autógrafa (aparada no canto inferior direito).
Inocêncio V, 64
Exemplares na biblioteca Pedro Veiga (FLUP) e Biblioteca Nacional
Não referido em "Poemas Herói-Cómicos Portugueses" de Alberto Pimentel (Porto, 1922).
RARO.
Descrição:
Gabinete de Estudos das Pescas, Lisboa, 1956. In-8º de 223-(4) págs. Brochado. Ocasionais e insignificantes picos marginais de acidez na capa. Miolo em bom estado de conservação.
Descrição:
Na Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1823. In-4º de XI-109-(1)-174-(8) págs. Dois títulos encadernados num único tomo
Brochado por aparar e inteiramente por abrir, preservando a brochura original. Mantem a sonoridade original do papel. Exemplar muito fresco, limpo e limpo.
Importante título, pioneiro do Liberalismo em Portugal, classificado como leitura densa e intrincada sobre o Miguelismo, a Contrarrevolução, a Tradição Ibérica, a Doutrina Social da Igreja e a Subversão.
Descrição:
(Tipografia do Carvalhido. Porto). 1967. In-8º de 150-(1) págs. Brochado com sobrecapa ilustrada, a partir de fotografia de Eduardo Gageiro. Insignificante defeito no pé da lombada, na sobrecapa.
Primeira edição da segunda obra poética do autor (na verdade é a terceira, pois a primeira, publicada com o autor muito jovem, foi renegada pelo próprio), bastante invulgar.
Descrição:
Imprensa Nacional, Nova Goa, 1851. In-8º de 39 págs. JUNTO COM: Imprensa Nacional, Lisboa, 1851. In-8º de 24 págs. Envolvido em capa de papel pardo. Carimbos de antiga e extinta biblioteca privada de afamado Professor da Universidade de Coimbra e eminente pensador.
PRIMEIRA EDIÇÃO, muito invulgar seguindo-se da (muito rara) reimpressão, no mesmo ano, em Goa, aumentada de um apêndice, não constante da edição de Lisboa.
Não identificado por Scholberg na sua Bibliography of Goa and the Portuguese in India
São unicamente conhecidos os exemplares da edição de Lisboa depositados na Biblioteca Nacional de Portugal e no Instituto de Investigação Científica e Tropical. Os da edição de Goa não localizámos nenhum exemplar.
Inocêncio (I, p. 333 e VIII, 364) refere a existência da edição de Goa (informação então obtida pelo conselheiro Rivara) mas nunca viu nenhum exemplar.
Descrição:
Universidade de Coimbra, Coimbra, 1967. In-8º de CXLV-257-(1) págs. Brochado (com picos de humidade). Miolo muito limpo.
Ostenta uma dedicatória autógrafa de Giacinto Manupella e Salvador Dias Arnaut.
Considerado o MAIS ANTIGO LIVRO DE RECEITAS PORTUGUESAS, aqui publicado pela primeira vez.
Descrição:
Revista da Lingua Portuguesa, Rio de Janeiro, 1925. In-4º de XXV-85 págs. Brochado. Capas de brochura com acidificação marginal, causando fragilização e perda de peqeunos fragmentos de papel.
Separata da Revista da Lingua Portuguesa. Edição especial de 29 exemplares numerados e rubricados pelos autores dos quais "só entram no commercio os de nº 22 a 29", sendo este exemplar o nº 19.
Valorizado pela dedicatória autógrafa ao poeta José Osório de Oliveira.
RARO.