A sua lista de compras está vazia.
Na Officina da Academia Real das Sciencias, Lisboa, 1790. In-8º de VIII-119 págs. Encadernado.
Encadernação coeva, meia inglesa em pele, pastas decoradas com papel estampado de época. Leves manchas de humidade no pé do livro, ao longo das primeiras 8 folhas, e na charneira, sem comprometer a estrutura sólida do papel. Rubrica de posse coeva no frontispício. Apesar de alguns defeitos, muito bom exemplar.
PRIMEIRO TÍTULO DA PEDIATRIA EM LÍNGUA PORTUGUESA em PRIMEIRA EDIÇÃO.
OBRA MUITO RARA e de referência sendo considerado também como o primeiro livro dedicado exclusivamente à puericultura, contendo noções úteis aos profissionais e aos leigos. Segundo Almeida Garrett, na sua obra, publicada em 1829, "Da Educação" refere ser um dos “dois breves, simples e excelentes tratados dos D.D. Mello-Franco e F.J. d’Almeida devem andar nas mãos de todos os pais e educadores”.
Borba de Moraes (Bibliografia Brasileira do Período Colonial) 140
Borba de Moraes (Bibliografia Brasiliense vol 1) 320
Inocênco, III-10.
Monteverde, 3461 (refere um segundo volume, mas corresponde ao mesmo título publicado por Franciusco José de Almeida em 1791).
Em bibliotecas públicas, apenas se conhecem os exemplares da Biblioteca Nacional.
Francisco de Melo Franco (Paracatu, Minas Gerais 1757 – Ubatuba, 1822) foi um médico português, formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, pioneiro no campo da puericultura e um dos mais importantes médicos na corte portuguesa da sua época. É autor de um conjunto de influentes obras no campo da medicina e da filosofia política. Poeta e médico brasileiro nascido em Paracatu, Minas Gerais, Brasil, que publicou um manual que pode ser apresentado como o primeiro dedicado exclusivamente à puericultura, contendo noções úteis aos profissionais e aos leigos: Tratado da educação física dos meninos, para uso da nação portuguesa, Academia Real das Ciências de Lisboa (1790). Ainda estudante, por suas ideias liberais, viu-se condenado e preso pelo Tribunal da Inquisição. Formado em medicina pela universidade de Coimbra (1786), tornou-se notável clínico em Lisboa. Foi médico da Casa Real e tornou-se correspondente da mesma, em Lisboa, na Oficina da Academia Real das Ciências (1790). Mudou-se para o Brasil (1817), aportando no Rio de Janeiro acompanhando a princesa-consorte Leopoldina, aí se fixando. Morreu perto de Ubatuba, durante uma viagem marítima de Santos para o Rio de Janeiro. Também foi autor de Elementos de Higiene, Lisboa (1814), com três edições, e de outras obras de valia, inclusive uma sátira, O Reino da Estupidez (1785) e a mordaz Medicina Teológica, Lisboa (1794). Observe-se que uma nova edição do Tratado de Educação Física, seria produzida muitos anos depois, por José Martinho da Rocha, em Nosso Primeiro Puericultor, Rio de Janeiro, Livraria Agir Editora (1946).
Os capítulos abordam os seguintes assuntos (na grafia original):
1. Porque modo se deve reger huma mulber pejada.
2. Logo que a criança nasce, deve ler separada dos pés da mãi, cortando-se o cordao umbilical; e como deve elle ser ligado.
3. Do quanto he nocivo o frio no instante do nascimento.
4. Qual seja o verdadeiro modo de lavar as crianças.
5. A utilidade dos banhos frios provada pela razao, pela pratica dos antigos, e pelo exemplo dos povos do norte.
6. A especie humana tem degenerado, e sensivelmente degenera na europa, e porque motivos.
7. Como se devem vestir as crianças , e os abuoss que ha a efte respeito.
8. Do quanto diz respeito ao modo de nutrir as crianças.
a) Se deve mammar logo na mãi; e quando ha de ser a primeira vez
b) todas as mãis sao obrigadas os criar seuse filhos.
c) Quaes sao as mãis que legitimamente esto dispensadas de crear seus filhos.
d) Quaes sao os meios de supprir esta impossibilidade das mãis, e que condições deve ter a ama
e) Que regularidade deve haver em dar de mammar às crianças; e os abusos que vulgarmente reinao a este respeito.
f) Quando devem principiar a comer, e qual sera a comida propria.
g) Quando e devem de mammar as crianças: como se deve entao proceder: que alimentos se devem dar dahi por diante ate aos quatro annos.
9) Do somno, e do berço.
10) Do exercico, nao so no que diz respeito ás crianças, mas ainda geralmente confiderado.
11) Do modo de aperfeiçoar os Sentidos das crianças
12) Da grandissima utilidade, que resultaria ao Estado, e a cada hum dos particulares, a geral introducção da inoculaçao das Bexigas.