A sua lista de compras está vazia.
Assírio & Alvim, Lisboa, 1997. In-8º de 141-82) págs. Brochado. Impecável, como novo.
Edição bilingue (holandesa & portuguesa)
Na introdução, diz-nos Gerrit Komrij: " ... As palavras dos poetas parecem, às vezes, servir só para serem citadas pelos parvos. O dito de Pessoa «A minha pátria é a língua portuguesa», que políticos e oradores de copo de água repetem até à exaustão em actos oficiais, é disso exemplo. Assim parece ter Goethe afirmado O homem só se reconhece no homem, e também perante isso nos calamos reveren-tes. Receio que muitos dos políticos e oradores de copo de água pretendam sugerir que Pessoa tinha coisa de género nacionalista em mente, como se nessa asserção algo luzisse duma identidade patriótica ou dum sentimento colectivo. Tenho muita pena deles, mas Pessoa não falava a língua dos parvos. Estou convencido de que esse dito significa exacta-mente o contrário do que os oradores de copo de água no seu enlevo suporiam. Aí se afirma que o poeta vive no idioma e não num sistema político. É a língua a estabelecer as suas fronteiras, não o Estado. Poetas e poesia — eles vivem numa mesma pátria, seja o texto em swaíli, em português ou em neerlandês.
Numa antologia de poesia neerlandesa, há-de procurar-se, espero eu, primeiro a poesia, depois, e se for o caso, frases de efeito ou gralhas, e só em último lugar um cunho neerlandês.
Será possível, ainda assim, falar em características nacionais? Um poeta apresenta, dê por onde der, mais afinidade com um antípoda amante do verso que com um vizinho a-poético que fala a mesma língua ..."
Os autores antologiados são: Pierre Kemp, J. C. Bloem, Richard Minne, Martinus Nijhoff, Paul Van Ostaijen,
Hendrik de Vries, J. Slauerhoff, H. Marsman, Maurice Gilliams, Gerrit Achterberg, Ida Gerhardt, M, Vasalis, Jan Hanlo, Leo Vroman, Hans Warren, Gerrit Kouwenaar, Lucebert, Remco Campert, Hugo Claus, Ed Leeflang, Hans Faverey, Cees Nooteboom, Willem van Toorn, K. Schippers, H. H. ter Balkt, Toon Tellegen, Herman de Coninck, Gerrit Komrij, Anna Enquist, Leonard Nolens, Eva Gerlach, Miriam van Hee, Luuk Gruwez, Rob Schouten, Tom Lanoye, René Huigen & Peter Verhelst.